sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus estaremos celebrando os 02 anos de falecimento de PE. CAETANO, NJ.

clip_image002
No dia 31, deste, estaremos rendendo graças a Deus por todos os benefícios recebidos neste ano de 2011, na celebração de Santa Maria, Mãe de Deus. Confira os horários e locais de celbração para o dia 31/12 e 01/01/2012.

I Vésperas de Santa Maria, Mãe de Deus – 31 de dezembro de 2011

Local Horário Sacerdote
FÁTIMA 17h Pe. Francisco
ST. ANTÔNIO 19h Pe. Marcus
SÃO CURA D'ARS 17h30 Pe. Marcus
MATRIZ 19h Pe. Helton
APARECIDA 19h Pe. Lauro

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus – 1o. de janeiro de 2012

Local Horário Sacerdote
SAGRADA FAMÍLIA 19h Pe. Lauro
MATRIZ
Missa de 2 anos de falecimento Pe Caetano
17h Pe. Helton
MATRIZ 19h Pe. Marcus
APARECIDA 19h Pe. Francisco
     

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Arquidiocese ordena mais 14 sacerdotes, Viva a Igreja Católica!

Com uma celebração eucarística presidida por D. José Antonio, arcebispo de metropolitano, foram ordenados 14 sacerdotes na noite passada, na Catederal Metropolitana de Fortaleza, os diáconos

1 - Antônio Marcos Carolino Dos Santo
s
2 - Edson Da Cruz Sousa
3 - Fábio Do Nascimento Deodato
4 - Flávio Silva Soares
5 - Francisco Francinaldo Castro Ferreira
6 - Francisco Regimeiro Fonseca De Oliveira
7 - Jairo Barbosa Leite, CCSh
8 - José Edmilson Cruz De Freitas
9 - José Jares Dos Santos Marques
10 - Luciano Gonzaga Da Silva
11 - Manoel Odairto De Paula
12 - Miguel Lucas Da Costa
13 - Paulo Sérgio De Amorim, CCSh
14 - Tiago Geyrdenn De Oliveira Gomes

Aos novos sacerdotes, nossas preces por sua fidelidade ao chamado de Cristo, bom pastor.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal do Papa Bento XVI

Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro!
Cristo nasceu para nós! Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado: a todos chegue o eco deste anúncio de Belém, que a Igreja Católica faz ressoar por todos os continentes, sem olhar a fronteiras nacionais, linguísticas e culturais. O Filho da Virgem Maria nasceu para todos; é o Salvador de todos.
Numa antífona litúrgica antiga, Ele é invocado assim: «Ó Emanuel, nosso rei e legislador, esperança e salvação dos povos! Vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus». Veni ad salvandum nos! Vinde salvar-nos! Tal é o grito do homem de todo e qualquer tempo que, sozinho, se sente incapaz de superar dificuldades e perigos. Precisa de colocar a sua mão numa mão maior e mais forte, uma mão do Alto que se estenda para ele. Amados irmãos e irmãs, esta mão é Cristo, nascido em Belém da Virgem Maria. Ele é a mão que Deus estendeu à humanidade, para fazê-la sair das areias movediças do pecado e segurá-la de pé sobre a rocha, a rocha firme da sua Verdade e do seu Amor (cf. Sal 40, 3).
E é isto mesmo o que significa o nome daquele Menino (o nome que, por vontade de Deus, Lhe deram Maria e José): chama-se Jesus, que significa «Salvador» (cf. Mt 1, 21; Lc 1, 31). Ele foi enviado por Deus Pai, para nos salvar sobretudo do mal mais profundo que está radicado no homem e na história: o mal que é a separação de Deus, o orgulho presunçoso do homem fazer como lhe apetece, de fazer concorrência a Deus e substituir-se a Ele, de decidir o que é bem e o que é mal, de ser o senhor da vida e da morte (cf. Gn 3, 1-7). Este é o grande mal, o grande pecado, do qual nós, homens, não nos podemos salvar senão confiando-nos à ajuda de Deus, senão gritando por Ele: «Veni ad salvadum nos – Vinde salvar-nos!»
O próprio fato de elevarmos ao Céu esta imploração já nos coloca na justa condição, já nos coloca na verdade do que somos nós mesmos: realmente nós somos aqueles que gritaram por Deus e foram salvos (cf. Est (em grego) 10, 3f). Deus é o Salvador, nós aqueles que se encontram em perigo. Ele é o médico, nós os doentes. O fato de reconhecer isto mesmo é o primeiro passo para a salvação, para a saída do labirinto onde nós mesmos, com o nosso orgulho, nos encerramos. Levantar os olhos para o Céu, estender as mãos e implorar ajuda é o caminho de saída, contanto que haja Alguém que escute e possa vir em nosso socorro.
Jesus Cristo é a prova de que Deus escutou o nosso grito. E não só! Deus nutre por nós um amor tão forte que não pôde permanecer em Si mesmo, mas teve de sair de Si mesmo e vir ter conosco, partilhando até ao fundo a nossa condição (cf. Ex 3, 7-12). A resposta que Deus deu, em Cristo, ao grito do homem, supera infinitamente as nossas expectativas, chegando a uma solidariedade tal que não pode ser simplesmente humana, mas divina. Só o Deus que é amor e o amor que é Deus podia escolher salvar-nos através deste caminho, que é certamente o mais longo, mas é aquele que respeita a verdade d’Ele e nossa: o caminho da reconciliação, do diálogo e da colaboração.
Por isso, amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro, neste Natal de 2011, dirijamo-nos ao Menino de Belém, ao Filho da Virgem Maria e digamos: «Vinde salvar-nos»! Repitamo-lo em união espiritual com tantas pessoas que atravessam situações particularmente difíceis, fazendo-nos voz de quem a não tem.
Juntos, invoquemos o socorro divino para as populações do Nordeste da África, que padecem fome por causa das carestias, por vezes ainda agravadas por um estado persistente de insegurança. A comunidade internacional não deixe faltar a sua ajuda aos numerosos refugiados vindos daquela Região, duramente provados na sua dignidade.
O Senhor dê conforto às populações do Sudeste asiático, particularmente da Tailândia e das Filipinas, que se encontram ainda em graves situações de emergência devido às recentes inundações.
O Senhor socorra a humanidade ferida por tantos conflitos, que ainda hoje ensanguentam o Planeta. Ele, que é o Príncipe da Paz, dê paz e estabilidade à Terra onde escolheu vir ao mundo, encorajando a retoma do diálogo entre israelitas e palestinianos. Faça cessar as violências na Síria, onde já foi derramado tanto sangue. Favoreça a plena reconciliação e a estabilidade no Iraque e no Afeganistão. Dê um renovado vigor, na edificação do bem comum, a todos os componentes da sociedade nos países do Norte da África e do Médio Oriente.
O nascimento do Salvador sustente as perspectivas de diálogo e colaboração no Myanmar à procura de soluções compartilhadas. O Natal do Redentor garanta a estabilidade política nos países da região africana dos Grande Lagos e assista o empenho dos habitantes do Sudão do Sul na tutela dos direitos de todos os cidadãos.
Amados irmãos e irmãs, dirijamos o olhar para a Gruta de Belém: o Menino que contemplamos é a nossa salvação. Ele trouxe ao mundo uma mensagem universal de reconciliação e de paz. Abramos- Lhe o nosso coração, acolhamo-Lo na nossa vida. Repitamos-Lhe com confiada esperança: «Veni ad salvandum nos».

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Calendário Paroquial Janeiro 2012

DIA
PASTORAL COMUNIDADE
EVENTO
1 MATRIZ MISSA PE. CAETANO-02 ANOS FALECIMENTO-17h
1 HÓSTIA SANTA MISSA ANIVERSÁRIO REVISTA GÊNESIS-19h
6 APARECIDA APOSTOLADO DA ORAÇÃO ADORAÇÃO(17h)
MISSA(18h)
7 CATEQUESE BATISMO(1a. FASE)MATRIZ(16h-PE LAURO)
12 APARECIDA ANIVERSÁRIO DE IMPLANTAÇÃO MISSA VOTIVA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
14 CATEQUESE BATISMO(2a.FASE)
15 CATEQUESE RETIRO DAS TURMAS DE 1a. EUCARISTIA
16 a 21 CATEQUESE CONFISSÃO (1a.FASE)
17 a 27 PAROQUIAL FESTA DO PADROEIRO
22 CATEQUESE EUCARISTIA(1a. FASE-ADOLESCENTES)
22 CRIANÇA RETIRO E CONFRATERNIZAÇÃO
23 a  27 CATEQUESE CONFISSÃO –CRIANÇAS
25 MATRIZ FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO, APÓSTOLO-CO PADROEIRO
27 MATRIZ ANIVERSÁRIO DA
DEDICAÇÃO DA IGREJA
28 ELOHIM CONSAGRAÇÃO(RENOVAÇÃO)
COMUNIDADE DE ALIANÇA
28 VILA/HÓSTIA SANTA VIGÍLIA CHS
29 CATEQUESE EUCARISTIA – 2a. FASE

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SÃO NICOLAU - O VERDADEIRO "PAPAI NOEL"

O verdadeiro Papai Noel é o padroeiro das crianças, que foi bispo em Myra, na Turquia, no século 4.

 De tão deturpado, esqueceu-se sua maravilhosa origem. Pois Papai Noel tem na sua fonte um homem de carne e osso, um bispo da Santa Igreja, um santo de altar!
Na Alemanha, o dia 6 de dezembro é comemorado há cinco séculos. Nesta data especial, todos participam da celebração, especialmente as crianças, que se deliciam com o clima festivo, saboreando os chocolates que lhes são presenteados.
O motivo de tanta euforia e guloseimas se explica pelo fato de nesta data, no ano de 350 d.C., ter falecido um bispo, o qual ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Devido a sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus. São Nicolau é atualmente um dos santos mais conhecidos da cristandade e mais queridos pelo povo.
Diferentemente do que se imagina, este ícone de bondade é quem realmente é considerado pelo catolicismo o verdadeiro Papai Noel. Sem barriga rechonchuda, nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, vestia um tipo de batina branca e mitra, comuns aos bispos da época.
Nascido na Turquia, na cidade de Demre, antigamente conhecida como Myra, Nicolau é personagem de diversas lendas. A mais conhecida se refere ao dia em que ele teria presenteado três irmãs com um saco de moedas de ouro, o qual teria jogado pela chaminé da casa da família. Com este dote, as meninas se livraram da prostituição e conseguiram bons casamentos.
São Nicolau x Papai Noel

Há 70 anos, o atual gordinho de roupas vermelhas tem disputado o lugar do velhinho de vestes brancas. Tudo começou em 1931, quando a poderosa multinacional Coca-Cola lançou uma propaganda com a nova versão de Santa Claus. O cartunista americano Thomas Nast foi o criador do atual Papai Noel, que na época apareceu nas telas da televisão oferecendo uma garrafa de refrigerante para uma garotinha.
EVOLUÇÃO DO ATUAL "PAPAI NOEL"
O marketing da empresa parece ter dado tão certo, que fez com que muitos, desde então, nem se dessem conta da existência de outro Papai Noel. Desde 1997, no entanto, existe um movimento organizado pelo padre alemão Eckhard Bieger, que tenta resgatar o verdadeiro símbolo das comemorações de Natal.
O padre jesuíta deseja evitar a confusão que freqüentemente envolve as duas figuras natalinas. Em entrevista a uma agência de notícias, ele afirma que São Nicolau é "desde a Idade Média o patrono das crianças". Por esse motivo, " a Coca-Cola deveria procurar uma outra figura para propagar o clima natalino", conclui.
A iniciativa de Bieger tenta eliminar o teor mercadológico e comercial que acabou sendo associado ao Natal. Resgatar o símbolo original do Natal pode ser o primeiro passo para não se perder o verdadeiro sentido da comemoração do nascimento do Menino Jesus.  


fonte: http://virgemdeguadalupe.blogspot.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Parabéns Igreja Católica e obrigado

Os novos ordenados pela imposição das mãos e oração de D. José Luís, CSSR, bispo auxiliar, os agora neo-sacerdotes: Pe Erasmo, Pe. Marcelino,Pe. Marcus Aurélio e  Pe. Paulo Henrique, do Instituto Religioso Nova Jerusalém.
DSC01348DSC01349DSC01351DSC01352DSC01353DSC01354DSC01355DSC01356DSC01357DSC01358DSC01359DSC01360DSC01361DSC01362DSC01363DSC01364DSC01365DSC01366DSC01367DSC01368DSC01369DSC01370DSC01371DSC01372DSC01373DSC01374DSC01375DSC01376DSC01377DSC01378DSC01379DSC01380DSC01381DSC01382

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Missas de Natal

 
24/12 - MISSA DA NOITE DE NATAL
Capela Nossa Senhora de Fátima – 19h – Pe. Francisco
Capela Sagrada Família de Nazaré – 19h – Pe. Lauro
Capela Nossa Senhora Aparecida – 20h – Pe. Marcus
Matriz Cristo Redentor – 20h – Pe. Helton
 
   25/ 12 – MISSA DO DIA DE NATAL
Matriz de Cristo Redentor – 08h30 - Pe. Francisco
Matriz de Cristo Redentor – 17h - Pe. Lauro
Matriz de Cristo Redentor – 19h - Pe. Francisco
Capela Sagrada Família de Nazaré – 17h – Pe. Marcus
Capela Nossa Senhora Aparecida – 19h – Pe. Helton
Capela São Cura d’Ars – 17h30 – Pe. Helton
Vila Santo Antônio –19h - Pe Lauro

fonte: liturgiacristoredentor.blogspot.com 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Grupo de Acólitos São Tarcísio 22 anos

No sábado, dia 10, os nossos jovens coroinhas estarão em festa  pela passagem dos vinte e dois anos de fundação do GAST. A Celebração Eucarística será na segunda, dia 12, festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Capela de Nossa Senhora Aparecida com Adoração ao Santíssimo às 18h e Missa às 19h.
O Grupo de Acólitos São Tarcisio foi fundado em nossa paróquia no dia 10 de dezembro de 1989, consideramos aqui a data que pela primeira vez se ajudava na missa como coroinhas.
Os coroinhas nasceram dentro da equipe de liturgia infantil atuante nas celebrações de domingo, onde elas celebravam verdadeiramente a Eucaristia de maneira ativa seja no canto, leitura, comentário ou dramatizações.
Na época após a “missa das crianças” aconteciam os batizados e sempre ficava um ou outro da liturgia infantil para ajudar o padre na celebração, o sacerdote responsável pela missa do domingo e dos batismos era o padre Marcos, que logo deu abertura para ajudarmos também na missa, em uma semana foram feitas as túnicas e no domingo, 10 de dezembro de 1989 estávamos servindo o altar do Senhor pela primeira vez.
Foi uma mistura de nervosismo e alegria, mas, estávamos realizando um sonho que na época achávamos ser somente nosso, mas que hoje entendemos ter sido um grande passo, inclusive para a implantação da própria pastoral litúrgica paroquial que nesse tempo era inexistente, com leituras e ministérios litúrgicos assumidos de maneira voluntaria e sem a devida preparação.
Depois de algum tempo servindo nas missas das crianças, o entusiasmo e o desejo do algo mais enchia o coração dos primeiros que timidamente começaram a exercer o “ministério” também nas missas da semana, no começo houve certa resistência do pároco, Padre Caetano Minette de Tillesse, INJ., que acostumado a fazer o serviço do altar sozinho não achava necessário os “mini-padres” que poderiam intimidar as crianças que rodeavam o altar.
O costume era as crianças em todas as missas rodearem o altar dando o sentido de estarem todos ao redor da mesa sagrada, com o passar do tempo o próprio padre entendeu que os coroinhas vieram para somar e suprir uma necessidade da própria celebração e como Jesus foi escolhendo os que ele quis, acontecia que na missa, o padre sempre atento, ao ver na assembléia alguma criança que achava a vocação ao serviço do altar ele nos avisava e pedia para “treinar”.
Padre Caetano sempre avançou, dizer que ele foi à frente de seu tempo e pouco, muito pouco na verdade ele atendeu a profecia de Deus para o nosso hoje. Foi pioneiro pedindo que fosse entrando em nosso grupo também algumas meninas que, naquele tempo era complicado vê-las no altar. Grande profeta, quem diria que hoje elas acolitam em diversas celebrações inclusive com o Santo Padre.
Neste breve histórico, não poderia faltar este agradecimento especial ao nosso querido pai e profeta: Pai de toda uma geração, de toda uma comunidade viva; Profeta de um povo novo, olhar que foi a frente, e que enxergou primeiro o que Deus queria.
Obrigado padre Caetano, pelo suor e sangue derramados que fecundaram o chão que pisamos hoje, obrigado por sua profecia que nunca vai passar. Esta festividade de comemoração por nossas duas décadas seja nossa declaração de gratidão a Deus pela sua vida como Pai e Pastor. 

fonte: http://liturgiacristoredentor.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição de Maria, padroeira da Família Novo Israel, aquela que rezamos no oficio!

Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.


Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.


A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.


Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant'Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".


No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".


A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: "Eu Sou a Imaculada Conceição".


Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Novo Coordenador da Comunidade, Parabéns e Deus lhe abençoe Luiz!


   Queridos irmãos e irmãs da Comunidade Católica Família Novo Israel e todos os seguidores do nosso blog, a paz de Cristo Nosso Senhor e o amor de Maria, ontem dia 06/12, terça-feira, aconteceu a eleição do coordenador(a) geral da comunidade dessa vez antecipada para o mês de dezembro para que o escolhido possa iniciar seu trabalho junto dos seus a partir do inicio de 2012.
Após uma intercessão maravilhosa na ultima sexta-feira dirigida por nosso irmão e amigo Synardo, pregador e membro do núcleo de serviço geral, e de varias ocasiões de explanação sobre o assunto decorremos ontem a escolha. Inicialmente com a oração por mim ministrada e que durante a mesma a palavra de I Corintios 1, 26-31 foi proclamada "Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes". Seguindo da pregação do evangelho do dia, Mt 8,12-14 pelo Ir. Marcio, NJ, nosso irmão na fé e orientador espiritual nesses ultimos meses do discernimento de nosso carisma, e também sempre presente nos momentos importantes da comunidade desde sua ida ao Instituto tendo sido ele membro e coordenador de grupos de oração, ministro de artes da comunidade. Logo após decorremos com os avisos e a fala da Jarlene, membro do nucleo geral e coordenadora do G.O. Novo Israel que dirigiu a eleição junto comigo.
    Sendo assim meus queridos para a honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo ele nosso Deus e Pastor escolheu entre todos nós que ali estávamos para coordenar os desígnios de Deus daqui pra frente na Comunidade Católica Família Novo Israel, o nosso amado e querido, LUIZ, fundador e pai de nossa comunidade, como ele mesmo disse sem presunção, Deus já falava ao seu coração e queria que sendo ele o nosso carisma já discernido fosse assim mais fácil de ser vivido.

    Obrigado Deus pela vida do nosso novo coordenador que assumira suas funções a frente de nossa comunidade a partir de janeiro de 2012, que o Senhor lhe dê a sabedoria e a prudencia e todas as graças necessárias para o serviço a ele confiado. 

FOMOS CHAMADOS POR DEUS PARA SERVI-LO E ESSA CERTEZA LEVAMOS NO CORAÇÃO!